Domingo, 20 de Abril de 2008

NIGHTWISH - Tudo sobre o Concerto de Lisboa

Não há nada melhor do que chegar a casa, depois de um espectáculo, com a sensação de que as expectativas foram superadas. O concerto dos Nightwish, esta noite, foi fabuloso.

 

Os Pain

Coube aos Pain, uma banda sueca, abrir o espectáculo.  A música escolhida para a entrada foi "The Same Old Song"

 

Confesso que não conhecia muito deles mas foram uma agradável surpresa. Durante 40 minutos (mais coisa menos coisa) tocaram músicas dos seus ultimos albums, especialmente de Nothing Remains the Same.

A cover de Eleanor Rigby , dos Beatles, merece ser ouvida.

 

 O primeiro momento alto da noite aconteceu no final da actuação dos Pain. Os Nightwish foram chamados ao palco para interpretar a última canção da noite da banda sueca. Anette cantou "Shout your Mouth" com Jukka na bateria e Tuomas nos teclados. De uma maneira geral a actuação dos Pain foi muito boa e possuem um som bastante forte e interessante que vale a pena seguir com atenção.

 Anette a cantar "Shut Your Mouth"  - Nightwish com Pain

 

Os Nightwish

 

 Os Nightwish entraram em força com a música "Bye Bye Beautiful" e assim começou uma noite que esteve perto da perfeição.  Durante cerca de 100 minutos os Nightwish deram um dos maiores espectáculos que já tive a hipótese de ver em Portugal. Não foi apenas a forma irrepreensível como tocaram. Foi especialmente a interacção com os seus fãs e a maneira como eles próprios se divertiam a tocar. Anette e Marko eram os únicos que conversavam com o público. Tuomas e Emppu, mesmo sem dizer qualquer palavra, comunicavam por gestos, brincadeiras e a atirar garrafas de água, baquetas ou picks (não me lembro do nome disto em português...).

A Anette é fantástica em palco, muito simpática e tem uma grande voz. Este concerto centrou-se mais nas músicas do Dark Passion Play mas pudemos ouvir Wishmaster, The Siren, I Wish I Had an Angel, Nemo ou Dead to the World (acho que cantaram mais uma ou duas das antigas) e, para ser sincero, não senti grande falta daTarja. Gosto muito dela mas a Tarja faz parte do passado, quem conta agora é a Anette. Está de parabéns porque esteve excelente esta noite.

Uma das minhas músicas preferidas do novo álbum é o "Poet and the Pendulum", que já falei aqui, há umas semanas. Esta música é uma pequena obra de arte de 14 minutos. E ao vivo não perde nada para a versão gravada. Foi interessante ver a reacção de Tuomas quando os fãs começaram a gritar o seu nome no final da música, depois de Marko ter dito que tudo se deve a ele. Tuomas ficou genuinamente embaraçado. Mas é merecido, pela sua genialidade enquanto compositor.

Marko, Tuomas e Jukka ficaram sozinhos em palco para interpretarem o tema "While Your Lips Are Still Red" e mais tarde voltaram a tocar outra música calma, "The Islander"

A minha música preferida, no novo álbum: "The poet and the Pendulum". Infelizmente, o Youtube não deixa adicionar videos com mais de 10 minutos (a não ser que sejam directores/realizadores) e assim ficam a faltar os últimos 4 minutos da música. Isto é lindo.

 

Outra grande música do novo álbum é "Amaranth":

 

 

 

 Houve tempo ainda para aparecer o "Bin Laden" durante a música "Sahara", que se entreteve a atirar garrafas de água, bananas e rebuçados para os fãs e ainda para a entrada dos elementos dos Pain, com bandejas, a servir os Nightwish com pequenos copos de Raki (licor derivado da uva com sabor a anis) entre duas músicas.

 

 

A foto seguinte tem a seguinte história: A Mia, do site Nightwish Portugal atirou uma rosa branca para o palco, para junto de Tuomas. A Anette viu, pegou na flor e entregou-lhe, dizendo que a flor devia ser para ele. O Tuomas pegou na rosa e colocou-a na cabeça. Reparem na sua expressão, na foto, que provocou o riso geral de todos os que estavam no Coliseu.

 

O pessoal dos Nightwish Portugal tinha combinado no forum levar uma bandeira portuguesa  e oferecer à banda. Anette pegou nela e exibiu-a, para alegria dos fãs. 

 

 E como já disse no início, os Pain juntaram-se aos Nightwish e tocaram juntos o "I Wish I Had an Angel", música que encerrou o concerto. O Coliseu estava cheio e de certeza que todos saíram satisfeitos pela qualidade do espectáculo e o profissionalismo dos intervenientes.

 

Setlist:

 

Bye Bye Beautiful
Dark Chest of Wonders
Who ever Brings the night
the siren
Amaranth
The islander
The Poet and the Pendulum
Dead to the world
While your lips are still red
Sahara
Nemo

-
7 days to the wolves 
Wishmaster
I wish i had an angel

 

 

E estas são as fotos que tirei e que ficaram em melhores condições. As restantes ficaram desfocadas ou desenquadradas. Se eu soubesse que não faziam revistas durante a entrada tinha era levado a minha Canon..lol

Agradecimentos especiais ao user r04kh que colocou online no youtube estes videos do concerto de ontem e a foto dos Nightwish e Pain, no final do concerto e que está com uma qualidade fantástica.

Coloquei aqui todas as fotos que tirei e que ficaram em melhores condições:

http://smg.photobucket.com/albums/v422/luismfm70/Nightwish/


tags:

publicado por LuisM às 01:50
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Karl a 20 de Abril de 2008 às 13:12
Agradeço pela partilha!
Desliguei-me dos Nightwish com a saída da Tarja... Por diversos motivos (sonoridade, pormenores estéticos, etc) mas não tenho qualquer dúvida que ao vivo continuem a surpreender.


De LuisM a 20 de Abril de 2008 às 13:58
De nada.
Tenho que admitir que ia com um pouco de receio porque já tinha ouvido em mp3 um concerto que eles deram em Helsinquia no final do ano passado e a voz da Anette não parecia muito adequada. Mas esta noite esteve quase perfeita.
Continuo a ser fã da Tarja ;)


De r04kh a 20 de Abril de 2008 às 20:05
E eu se eu soubesse que não faziam revistas durante a entrada tinha levado a minha camara de filmar HD! :\
De qualquer forma estes videos já ficaram fixes! :)


De LuisM a 20 de Abril de 2008 às 22:17
Sim, estão muito bons. São os melhores deste concerto que estão no YT


De Dunk944 a 21 de Abril de 2008 às 11:33
so quero comentar 1 coisa... e verdade q a saida da Tarja mudou muitot os Nightwish (para pior ou nao pois isso depende dos gostos...)... mas 1 coisa q eu gostava de ver era a Tarja e a Annete juntas nos Nightwish... acho q faziam um show unico mesmo


De LuisM a 21 de Abril de 2008 às 16:05
Pois, isso era interessante. É que são dois tipos de voz e estilos completamente diferentes. Talvez ficassem bem juntos, mas consta que a Tarja tem mau feitio ;))
Eu também tenho curiosidade em ver como as músicas de Dark Passion Play ficariam com a voz da Tarja.


De lila a 21 de Abril de 2008 às 16:50
Boas pessoal,

Estive no concerto de Lx e adorei. Claro que as músicas dos álbuns anteriores ficam muito diferentes na voz da Annette( especialmente "wishmaster" tendo em conta que assim que comçou a música o público " abafou" por completo a voz de Annette!LOL). Mas ela em palco puxa muito pelo público , ao que me foi dito a Tarja já não era assim, muito individualista , dizem... no entanto, adorava ouvir " the poet and the pendulum " na voz dela... Fica só o sonho " Sometimes the dream becomes into a dream..."


De LuisM a 22 de Abril de 2008 às 22:16
É verdade, ainda há pouco tempo comentei isso. Gostava de ouvir este álbum cantado pela Tarja. O problema da Tarja foi ter assumido um papel de diva na banda que caiu mal. Continuo a adorar a Tarja, claro, mas tendo em conta as circunstâncias estou a gostar bastante da Anette.


De lila a 21 de Abril de 2008 às 17:02
Estive em Lx e adorei. Apenas fica a curiosidade de ouvir na voz da Tarja " The poet and the pendulum" que eu considero a obra d'arte deste CD. Quanto à atitude da Annette, gostei, puxou imenso pelo público. Tarja era mais individualista...
Em " wishmaster" deixei de ouvir a voz da Annette que foi totalmente " abafada" pelo público...o que também aconteceu em " i wish i had an angel"...


De Yohanna a 16 de Outubro de 2008 às 18:22
olá, adorei as fotos e vídeos , e relembrei me do concerto que vi no Porto este ano. Eu simplesmente adorei, fiquei muito surpreendida pois Anette superou a minhas expectativas, espectacular do principio ao fim todos, os Pain Adorei foram qualquer coisa de fenomenal, mas nada como Nightwish .


Comentar post

online

.Patrick Swayze

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Últimos Posts

. Maitê Proença pede descul...

. Patrick Swayze

. Pedido Especial

. Para o Dia dos Namorados

. PORT

. Feliz Natal

. Gogol Bordello

. NDRIVE S300

. E agora a Cultura...

. Aprendam...

.Links

badge

.Arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

.subscrever feeds

.Previsão do Tempo:

.mais sobre mim

badge
blogs SAPO