Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007

Greve dos Argumentistas Americanos

A greve dos argumentistas americanos já dura há dois meses e ainda não há uma solução para as suas exigências. Eles pretendem, e muito justamente, receber uma percentagem pelos seus trabalhos que são vendidos em dvd ou através da Internet.

Os efeitos da greve ainda não são muito visíveis porque os episódios que passam agora na TV já estão gravados há algum tempo. O problema vai ser no início do ano, pois as gravações têm estado paradas e os episódios de reserva estão a acabar.  Diz-se mesmo que a CBS e a NBC vão investir em "reality shows" para minimizar os estragos, pois esse tipo de programa é barato e dá audiências. No fundo, vão portugalizar as audiências.

Quem tem tido problemas são os programas de Jay Leno e Conan O´Brien, que estão parados. Estes programas dependem de muito material que é escrito acerca de acontecimentos diários.

Esta greve não deverá afectar o cinema. As informações dos estúdios indicam que, até 2009, o programa de gravações já está completo.

Ao contrário do que se passa por cá, em alturas de greve, os argumentistas têm estado na rua, em frente aos estúdios, com piquetes formados. Vários actores costumam juntar-se a eles sempre que podem para mostrar o seu apoio.

 

No entanto, li no DN que os argumentistas portugueses resolveram mostrar o seu apoio de uma forma clara e que sensibilizou os americanos. O que fez a APAD?

"todos os seus associados e amigos, e os guionistas portugueses em geral a pousarem as canetas e fecharem os processos de texto entre as 12.00 e as 13.00". "Vamos aproveitar essa hora de reflexão para deixar mensagens de apoio e solidariedade nos sites da Writers Guild of America e no site oficial da greve"

E o que fizeram eles nessa hora em que pousaram as canetas e desligaram os editores de texto? O mais certo foi terem ido almoçar uma hora mais cedo e nesse dia foi  uma festa porque tiveram duas horas de almoço.

Mas o mais interessante é o que a APAD diz de seguida e mostra a esperteza dos portugueses:

"esta batalha abre caminho para que, num futuro próximo, os argumentistas portugueses de televisão e cinema possam ver reconhecidos os seus direitos, e justamente recompensadas as suas contribuições, enquanto autores primeiros das obras audiovisuais".

Portanto, os americanos é que estão a dar a cara e o corpo numa greve que dura há dois meses e os portugueses já estão a pensar que "sim, senhor, já demos o nosso contributo para esta luta, saímos uma hora mais cedo para ir almoçar no outro dia, agora também queremos os mesmos direitos".

Por seu lado, os argumentistas americanos estão bastante impressionados com a atitude portuguesa e têm inveja por não serem como nós, que sacrificamos uma hora de trabalho por uma causa.

Um dos argumentistas da série "Prison Break" chegou mesmo a dizer numa entrevista, emocionado:  "O apoio dos portugueses foi uma inspiração. Quando precisarem vou pousar a minha caneta por eles."

 

 


publicado por LuisM às 15:19
link do post | favorito
De celia morais a 26 de Dezembro de 2007 às 22:39
não estou a ver, assim de repente, o markl a ir todo contente almoçar durante duas horas porque a apad o deixa. e se for, o problema é dele. julgo que o regime laboral dos argumentistas não é bem igual ao dos empregados de escritório. pelo menos o markl está sempre a falar em noitadas. se quiser passar cinco horas a almoçar, deve poder,e a apad não tem nada com isso..........


De LuisM a 28 de Dezembro de 2007 às 15:12
Celia, sei muito bem como é a vida de argumentista. E também acompanho o blog do Markl, também sei o quanto ele trabalha. A questão do almoço foi uma piada, da mesma maneira que podia ter dito que eles tinham aproveitado essa hora para ir fazer compras de Natal, passear, etc...
Para mim, a questão é quando a APAD diz:
"esta batalha abre caminho para que, num futuro próximo, os argumentistas portugueses de televisão e cinema possam ver reconhecidos os seus direitos, e justamente recompensadas as suas contribuições"
É que comentaram todos a questão do almoço alargado e ninguém fala sobre esta declaração.


De Anónimo a 29 de Dezembro de 2007 às 20:11
Bom, se calhar é outra vez a brincar, mas aquilo a que tu chamas "a ideia" do post é ainda mais ridícula do que a recriminação pela acção simbólica. Os argumentistas portugueses nem sindicato têm. Basta reparar na sigla da APAD para se perceber isso: é uma associação. Um organismo ainda incipiente de uma classe que é, ela própria, ainda mais incipiente, formada por free lancers sem qualquer vínculo contratual, posto de trabalho, reforma assegurada, etc. Se já é difícil um trabalhador fazer valer os seus direitos estando empregado e sindicalizado, imagine-se o que acontece com os trabalhadores independentes. É óbvio que boa parte, se não todos, os direitos que têm são produto do que os argumentistas estrangeiros, especialmente os americanos, conseguiram obter. O que é válido, aliás, para a generalidade das profissões. Não é preciso ser nenhum génio para perceber que, desde a revolução industrial, são os direitos laborais dos trabalhadores das grandes potências que determinam os dos outros. Primeiro têm eles, depois temos nós. Estar a fazer pouco de meia dúzia de profissionais sem organização sindical que os defenda só porque desejam ter os mesmos direitos dos outros, é um bocado estúpido. Chamar a isso "uma ideia", então, nem tem qualificativo possível.


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Últimos Posts

. Maitê Proença pede descul...

. Patrick Swayze

. Pedido Especial

. Para o Dia dos Namorados

. PORT

. Feliz Natal

. Gogol Bordello

. NDRIVE S300

. E agora a Cultura...

. Aprendam...

.Links

.Arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

.subscrever feeds

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub