José Antunes, pedreiro de profissão,43 anos, residente em Leça da Palmeira e Ezequiel Feijó, padeiro de 42 anos, Cascais. O que têm estes dois homens em comum? Pouca coisa a não ser o facto de serem ambos do Benfica.
A noite começou de forma animada para ambos. O jogo entre o Benfica e o seu velho rival prometia uma boa dose de emoções fortes. Sentados em frente à televisão assistiram ao início do encontro com uma cerveja numa mão e optimismo na outra.
O primeiro grande momento da noite foi aos 19 minutos de jogo, quando Rui Costa marca o primeiro. 12 minutos depois foi a vez de Nuno Gomes aumentar a vantagem. Sem acreditarem em tantas facilidades, gritaram, saltaram, cantaram e aplaudiram a sua equipa.
Até que chegou o intervalo.
Antecipando uma noite de festa, Ezequiel pegou na sua camisola e cachecol e correu para o seu Fiat Uno. Planeava juntar-se aos outros benfiquistas que iriam comemorar a vitória no Marquês de Pombal. O seu velho carro não tinha rádio mas ele acreditava que o Benfica ainda iria marcar o terceiro golo. Não estava enganado.
Chegou a Lisboa uma hora depois. Estranhou ver alguns grupos de benfiquistas a caminhar em silêncio e de cabeça baixa. Apitou em tom de comemoração e fez o sinal de vitória com os dedos para eles. Pararam e olharam para ele como se estivessem a ver um extraterrestre. Ezequiel achou ainda mais estranho quando, depois de estacionar o carro, viu o Marquês de Pombal cheio de sportinguistas em delírio.
“Estão em choque”, pensou Ezequiel. Aproximou-se de um grupo de sportinguistas de mais idade e perguntou: “Então, quantos marcou o Benfica?”
“3” – respondeu um deles.
“3? Eu sabia!! Grande Benfica!! 3 na corneta e logo em Alvalade!!”
Ezequiel não se lembra de muito mais da noite de ontem. A última coisa de que se lembra foi de alguém lhe ter dito que o Sporting tinha marcado 5 golos em pouco mais de vinte minutos. Acordou esta manhã no Hospital de Santa Maria depois de ter sido encontrado em coma alcoólico junto à estação de Metro da Avenida.
José Antunes teve mais sorte. Faleceu durante o intervalo do jogo com um súbito ataque cardiaco e não viu o que aconteceu na segunda parte. Morreu com a felicidade do Benfica ter ganho por dois golos ao Sporting e estar na final da taça.
. Maitê Proença pede descul...
. PORT
. Locais para Visitar: